acompanhe nas redes

  • julho 29, 2017

    Conhecendo: Armário-Cápsula

    Quem nunca teve a sensação de estar totalmente sem roupa pra vestir mesmo o armário estando cheinho de roupas, que atire a primeira pedra. Eu mesma me vi e ainda me vejo nessa situação inúmeras vezes, não posso negar. Mas posso dizer que com a leitura do livro da Marie Kondo + a prática da técnica do armário cápsula, esses dias ficarão no passado!
    conhecendo: armário cápsula
    imagem: stocksnap
    O termo armário-cápsula surgiu na década de 70, criado britânica Susie Faux. No entanto, foi através da Caroline Rector, do blog Un-Fancy, que a técnica se tornou uma mania mundial. A ideia é simples, consiste em montar um armário funcional, com peças atemporais que preferencialmente combinem entre si, usá-los por um determinado período de tempo (normalmente uma estação) e evitar adquirir novas peças. Para isso, é necessário reduzir a um número médio de 40 peças no guarda-roupa, somando partes de baixo (calça, saia, short, vestido e macacão), partes de cima, agasalhos e acessórios como bolsas e calçados.

    Pensando assim parece fácil, certo? Massss, não é tanto quanto aparenta. Requer determinação, foco, planejamento e mudança de comportamento. Afinal, reduzir o armário de toda uma vida a 40 peças para uma estação, é bastante desafiador. Contudo, olhando pelo lado positivo, a técnica não só funciona como facilita e muito a vida, principalmente para quem não tem tempo para pensar em combinações ou que, assim como eu, costuma pegar a primeira roupa que vê pela frente, rs.

    Para quem gostou da ideia, segue um mini passo a passo de como montar:

    como montar o seu armário cápsula

    É legal nesses primeiros três meses ficar com as peças que você já tem observando o que te agradou mais e tal. Vale também montar uma pastinha no pinterest com todas as inspirações possíveis que você acha que combinam com seu estilo, pois isso irá te ajudar a montar a identidade do teu estilo pessoal. E lembrando de evitar o máximo possível de fazer novas compras, pra não sair muito do propósito do projeto. Aproveite para juntar uma graninha nesses três meses e investir em peças mais duradouras quando for a época de trocar estação.

    Outra coisa interessante, é montar uma listinha dividindo-a em duas categorias: necessidades e desejos. Necessidade seria o que você realmente precisa, algum ítem primordial que você não tem e que está precisando pra ontem; Desejo é o que você identificou que gostaria que fizesse parte do seu armário mas não é algo tão urgente assim. Fazendo essa analogia, você não só economiza como também contribui com o ação slow fashion, que a gente consume menos e de forma mais consciente.

    Ah, e não é regra que pra montar um armário cápsula você precise usar só roupas básicas ou branco, preto, cinza, listrado e poá não, tá? Use e abuse das cores, estampas e tudo o que você se sentir bem e o que te fizer feliz. Claro que peças básicas dão mais possibilidade de ornar com estampas diversas, mas se você tem personalidade e costuma usar estampa com estampa, #sejoga!

    8 comentários:

    1. Olá, tudo bom?
      Vou pegar essa dica de só comprar roupa quando virar a estação. Preciso me disciplinar, pq se deixar, compro roupa até não poder mais!
      5 O'clock Tea

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Mi!
        Olha, é um desafio, viu? Mas a gente aprende a dar mais valor ao dinheiro e também ao produto. Ainda vou fazer um post contando sobre isso.
        Um beijo e obrigada pela visita!

        Excluir
    2. Olá Renata! Primeiramente, parabéns pelo blog fooooofo! Gosto muito de visitar blogs e me sentir em casa, rs!

      E há algum tempo estou pensando em dar uma geral no meu guarda roupa... Vou usar as dicas que li, ainda não tinha ouvido falar nessa tática de armario capsula!

      Beijos de luz ♥
      https://emyteranishi.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Emy, obrigada! ♥
        Ah tenho certeza que você não vai se arrepender, viu? É muito bom!
        Beijos!

        Excluir
    3. gosto bastante do conceito de armário-capsula, mas ainda não consegui levá-lo para minha vida, haha. tão difícil escolher suas peças, né? a gente tá acostumado a comprar roupas sem pensar muito nisso, nas combinações e tals... o blog un-fancy é incrível e cheio de dicas e reflexões ótimas sobre isso, amo <3

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. oi Karine! sabia que eu também achei muito difícil no começo mas depois que me desafiei a separar um guarda roupa só para a estação muita coisa mudou? a gente acumula muita coisa que não gosta verdadeiramente e isso faz nossos dias ficarem meio tristinhos... haha
        o un-fancy é maravilhoso mesmo!
        beijo!

        Excluir
    4. Eu acho a ideia do armário cápsula muito interessante, eu tenho um guarda roupa bem desorganizado e tenho roupas que literalmente, não se encaixam mais no estilo que quero pra mim atualmente.
      Não sei se consigo reduzir tudo como manda a proposta do armario capsula, mas o seu post me inspirou a fazer aquela arrumada geral e separar roupas para doação, desapegar faz muito bem!
      Beijos
      Colorindo Nuvens

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Dai! Se quer um conselho, não limite tanto seu armário logo na primeira vez. Não faça doações e não tire peças na primeira vez, se desafie a usar um conjunto de peças durante 1 mês e veja se para você serve. Ai sim, se você achar que tá tudo bem, continua. (mas certeza que você vai gostar sim!).
        um beijo!

        Excluir