acompanhe nas redes

  • maio 18, 2017

    5 filmes de Jornalismo no Netflix

    Não sei se já contei em algum post específico por arqui, além da bio, mas eu sou acadêmica de jornalismo. E como boa estudante da área de humanas, adoro ver filmes e fantasiar que a minha carreira poderá ser como a do protagonista, que eu posso encontrar um super furo, viver perigosamente com as notícias bombásticas ou até me dar bem e ter meus quinze minutinhos de fama – quem nunca, né? Mesmo já tendo uma leve noção de que o meu campo não será o das mídias tradicionais, e nem do modo tradicional de se produzir jornalismo, não custa nada sonhar, certo?

    imagem: papo de cinema | filme scoop - o grande furo
    Vira e mexe eu me pego pesquisando algum filme para assistir no Netflix. Como nem sempre gosto das recomendações que a própria plataforma me oferece, e, talvez por eu ser viciada em série, assistir filme não é algo muito frequente no meu dia a dia. Até pelo fato de eu ser um pouco chata para escolher, – e na maioria das vezes, só em ler a sinópse eu já desista – normalmente fico um bom tempo a procura indicações em blogs amigos ou no pai de todos os desesperado e aflitos, o google.

    Afim de participar da blogagem coletiva de um dos meus grupos preferidos de interação de blogueiras, o Bloginspira, e também pensando em facilitar a vida das amigas que se interessem na profissão, tenham curiosidade na área ou apenas tenham o hobby de assistir filmes, vou listar cinco títulos recentemente assistidos com o tema Jornalismo o qual julgo que valham a pena assistir. A ordem é do mais leve para o mais pesado. Prontos?

    1. Special Correspondents (2016)
    É uma comédia que faz uma sátira ao jornalismo sensacionalista. Dois funcionários de uma rádio deveriam ter embarcado para o Equador, para uma cobertura jornalística dos conflitos locais. No entanto, além de perder os passaportes – o que os impediu de concluir a viagem – e com o intuito de aumentar a audiência de seu programa, o radiojornalista e seu técnico de som têm a grande ideia de forjar seu próprio sequestro – mesmo sem ter saído de Nova Iorque. O gênero não é o mais comum para filmes neste tema mas adorei a crítica. Em tempos de internet, é fácil alterar informações e fingir acontecimentos, ainda que não dessa maneira. Garante umas boas risadas!

    2. Scoop - O Grande Furo (2007)
    Uma comédia romântica com cenário de investigação jornalística. Uma estudante de jornalismo recebe uma informação valiosa do espírito de um jornalista famoso, recentemente morto. O falecido Joel Strombel a revela que o procurado assassino em série é Peter Lyman, um aristocrata inglês. Com esse furo e em busca da verdade, ao lado de Sid Walterman, um mágico local, a jovem decidem investigar Lyman. O que Sondra não esperava era se apaixonar por ele. Típico de sessão da tarde ou de dias chuvosos. Bem gostosinho de assistir e divertido.

    3. O Arbutre (2014)
    Quebrando a ética e todas as regras de comprometimento com a verdade que jornalistas tem, Louis Bloom decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente, de Los Angeles, mesmo sem nenhum conhecimento na área. Com uma câmera e equipamento radiofônico policial, ele saí a noite pelos bairros da cidade, a procura de crimes, assassinatos, acidentes e afins para produzir seu material e vendê-lo a uma emissora local. Surpreendente e inacreditável os meios que ele utiliza para registrar, modificar e manipular uma cena do crime para obtenção do seu lucro. Fiquei um pouco assustada. É um filmaço!

    imagem: adoro cinema | filme conspiração e poder
    4. Faces da Verdade (2008)
    Até onde vai o comprometimento de um jornalista com a sua fonte? É o que a gente se pergunta o tempo todo assistindo Faces da Verdade. A colunista política Rachel Armstrong descobre sobre uma operação secreta da CIA, que foi ignorada pelo Presidente, de ordenar ataques aéreos contra a Venezuela. Com esses dados, Rachel publica uma matéria revelando o nome de uma das agentes (o que é considerado um crime), e o governo americano a faz ser detida por se recusar a revelar suas fontes. O enredo é super envolvente, a história e o desfecho é emocionante. Inacreditável o que a protagonista fez para defender quem a contou este segredo. Vale muito a pena!

    5. Conspiração e Poder (2016)
    Para quem gosta de história (e política) é um prato cheio! Baseado no livro de memórias da jornalista Mary Mapes, Conspiração e Poder se passa em 2004, nos EUA e retrata a busca de informações de uma produtora da CBS, Mary Mapes, sobre suspeitas de que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome para não combater a Guerra do Vietnã. Após produzir um material e levá-lo ao ar, forças poderosas lutam para reverter a história que foi dita levando em consideração um documento que poderia não ser original. O nervosismo, certamente, será um companheiro na hora de assistir esse filme. Nos faz refletir sobre o quão influenciável a mídia, ou o famoso quarto poder, é.

    E aí, gostaram das indicações? Esqueci de algum filme desse gênero disponível na plataforma? Já assistiu algum deles? Me contem nos comentários galere :)

    16 comentários:

    1. Nunca cliquei tãaaao rápido! Eu estava precisando de um post assim viu? To bem desanimada em pleno primeiro periodo (curso Comunicação Social sem enfâses, então posso ir pra Jornalismo ou Publi, mas escolherei Jornalismo obviamente) por causa da pressao que ta sendo tão gigante que to adoecendo. Talvez esses filmes me façam ter vontade de me jogar de vez no curso e chorar conformada que é pra mim a área hahha

      Beijos,
      Próxima Primavera

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Clarissa, tudo bem?
        Olha, esses filmes são bem legais e nos fazem fantasiar sobre o jornalismo. Eu ainda não estagio, então não sei se é bem assim o mercado, porém te dou forças para não desistir da comunicação pois é maravilhoso tudo o que aprendemos nesse curso.
        Ficar em dúvida em princípio de faculdade, é muito comum. Ainda mais se tratando de comunicação que nos primeiros três períodos é uma baguncinha, hahaha. Espero que não desista. Qualquer coisa, pode conversar comigo :)
        Beijos

        Excluir
    2. Olá! Ainda não assisti nenhum desses! Aliás, ótimas indicações, já estou salvando na lista agora mesmo. Um filme que estou doida pra assistir faz um tempão (mas nunca arranjo tempo) é Spotlight, também sobre jornalistas. Assistiu esse?

      Beijo e valeu pelas dicas!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Amanda! Eu já assisti Spotlight, é maravilhoso. É bem a pegada de Conspiração e Poder / Faces da Verdade.
        Por nada, volte sempre ♥

        Excluir
    3. Rê, amei as indicações de filmes, todos parecem ser excelentes (só o primeiro que não é muito meu gênero, mas daria uma chance pra ele emalgum momento da vida kkk). Não assisti nenhum desses 5 e já anotei os títulos, porque adoro ter opções de bons filmes pra ver na Netflix (as sinopses deles são, quase sempre, péssimas e não mostram o que o filme realmente é).
      Eu já tinha lido sobre você cursar jornalismo, acho que foi no perfil! ehehe <3
      xoxo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rê!
        Sim, a sinópse deles é bem ruinzinha mesmo, hahaha! Aposto que você vai curtir, principalmente os dois últimos! Beijos ♥

        Excluir
    4. Oi Rê, tudo bem? Que BC mais legal, gostei muito do tema escolhido. Esse grupo é puro amor mesmo. Com relação aos filmes confesso que não conhecia nenhum deles, mas achei os enredos bem interessante. Na minha lista já estão Faces da verdade e Conspiração e poder. Acredito que para conseguir boas matérias as pessoas devem ter ética em primeiro lugar. Outras pessoas podem conseguir um furo antes de você? Sim, podem. Mas quais meios elas usaram? É importante pensar nisso. Beijos, Érika =^.^=

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com tudo que disse, Erika! Se a gente não tiver ética com a gente mesmo, é impossível levar para o trabalho. Mas mesmo a gente tentando, o sistema as vezes nos quebra. É manipulação por todo o lado. Infelizmente.
        Beijos ♥

        Excluir
    5. Eu nunca cogitei a ideia de ser jornalista, mas gosto de assistir tudo que tem a ver com esse assunto! Fico pensando, o que seria ser o mundo não existisse o jornalismo? Com certeza, seria muito sem graça.
      Os filmes parece ser muito bom, ainda não assistir nenhum desses! Até hoje ainda não assistir "Conspiração e o Poder", o enredo dele é bem interessante, vou procurar ver na Netflix <333
      Beijos,
      wwww.dosedeilusao.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ahhhh, que ótimo comentário <3 Ainda existem pessoas que acreditam no jornalismo, além de nós profissionais, hahaha.
        Veja sim, irá gostar e se surpreender!
        Beijos, ♥

        Excluir
    6. Oi Renata! Desses eu só assisti O Abutre, acho esse filme incrível, excelente em retratar esse jornalismo que se cria em cima de tragédias e também a questão da psicopatia do personagem principal. Fiquei bem afim de assistir o primeiro, gosto bastante de sátiras e filmes do gênero :}
      Beijo, Bruna S. ♥
      Chanel Fake Blog

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Bru! Se você curtiu esse filme, aposto que os dois últimos também irá gostar. São na mesma pegada, porém mais críticos e reflexivos. Special Correspondents é legal também. Já assistiu A Entrevista? Também é sátira jornalística ao ditador da Coréia do Norte. É bem legal, também!
        Beijos!

        Excluir
    7. recomendo "profissão repórter", do antonioni, e "todos os homens do presidente", sobre os jornalistas que desmascararam as roubalheiras na casa branca na época do presidente nixon.
      além disso, quase famosos, que retrata outro tipo de jornalismo e outra época musical!
      o documentário sobre o bill cunningham, que inventou o jornalismo de "street style", é ótimo também, e a primeira temporada de house of cards é maravilhosa em retratar o papel do jornalismo na política. o filme tudo pelo poder foca mais na política, mas também mostra bem a influência que o jornalismo tem em resultados de eleições.

      esses foram os que consegui lembrar! amay suas sugestões também, não assisti vários! vou baixar e depois volto dando meus pitacos (o:

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. mel <3
        quantas indicações, socorrinho! hahaha!
        tô anotando todas aqui, em breve faço outro post desse tipo com esses títulos. muito obrigada :)

        Excluir
    8. Não assisti a nenhum dos filmes que você indicou, mas confesso que sou como você, costumo assistir séries e muitas vezes não tenho paciência para assistir filmes e acabo tendo preguiça de escolher no catálogo da Netflix. Mas entendo bem isso de escolher filmes relacionados a nossa carreira, sou psicóloga, então acabo gostando muito de assistir a filmes que contenham grandes questões psicológicas, o que, talvez, para a maioria das vezes, seja bem complicado de assistir. Vou ver se venço a preguiça e assisto a um dos filmes que você indicou hahaha

      http://lenabattisti.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Alguns filme ja conhecia e com certeza assistiria de novo.
      Sucesso, beijos

      ResponderExcluir