acompanhe nas redes

  • setembro 08, 2016

    As Maravilhosidades do Método KonMari

    Sempre fui muito preguiçosa com afazeres de casa e muito, muito, bagunceira com as minhas coisas. Só que depois de uma certa idade e com a correria da vida, passei a dar muito valor ao hábido de manter tudo organizado e todas as tarefas domésticas em dia. Desde novinha minha mãe deixou comigo a responsabilidade de cuidar e zelar pelas minhas coisas e, embora eu sempre tivesse sido muito cuidadosa, eu nunca fui muito de ter a disciplina de tirar do lugar e devolve-lo então ficava tudo sempre na bagunça. Mas agora, depois de vinte anos, posso dizer que estou tentando mudar e vou contar para vocês a fonte desse segredo.
     

    Bom, se você ainda não conhece, gostaria de te apresentar o livro "A Mágica da Arrumação" da  Marie Kondo. E olha, não é preciso ser uma pessoa bagunceira para lê-lo, tá? Basta ter acúmulo de coisas em casa, no escritório, no carro e etc – coisa que acredito que todo serumaninho deve ter – pra aprender umas técnicas super úteis que ajudam a manter tudo em ordem. O método KonMari, como a autora chama, se resume básicamente no descarte de toda e qualquer coisa que não lhe seja útil ou que não lhe provoque felicidade. Simples, não?

    O passo-a-passo que é um pouco chatinho, entretanto depois que você percebe a diminuição consideravel do seu acúmulo de 'coisas' e depois que você começa a pensar como vão ficar suas 'coisas' depois que terminar tudo surge uma energia dentro de você e quando cê se dá conta já está quase terminando. Em resumo, você deve tentar arrumar o máximo de coisas possíveis num dia só (acredite, é possível!) mas você tem que começar por categorias: roupas, livros, papelada, ítens diversos, ítens de valor sentimental. Claro, que cada uma dessas categorias tem também uma subcategoria pra você ir desapegando das coisas. A regra é a seguinte: juntar todos os seus objetos de uma mesma categoria em um só local, analisá-los um a um quanto a utillidade e a felicidade que ele te proporciona e separa-los em duas pilhas: vão ficar e vão embora – se em algum caso você ficar em dúvida, tenha certeza de que você não gosta tanto assim desse objeto. Em seguida, você arruma tudo dessa mesma categoria e parte pra outra.

    É importante seguir essa ordem de categorias pelo seguinte motivo: se começar pelos ítens que você consegue se desprender mais facilmente quando chegar aos ítens de papelaria por exemplo, você conseguirá desapegar mais facilmente daqueles cartões de aniversário de amigos que nem falam mais com você, que cê guarda só por carinho. Concordam?

    reprodução: folha de SP; Marie Kondo / Dicas para facilitar a organização.


    Além de dar dicas e ensinar um jeito de arrumar e manter as coisas no lugar, no decorrer do livro a Marie conta um pouco das experiências que teve com seus clientes (ela é uma espécie de coaching em arrumação). Uma das coisas que me chamou atenção e me deixou um pouco desacreditada é na quantidade de sacos de lixo que ela diz serem descartados pelos mesmos. É coisa de cinco a dez sacos de lixo daqueles grandes só de coisa que os clientes julgavam não trazer felicidade à eles. Pensando parece impossível uma pessoa acumular isso tudo de coisa "inútil" a ela em um cômodo, não é? Mas acredite, não é!

    Comecei o "faxinão" na ordem que a Marie ensina mas devido as atividades do dia a dia, tive que fazer de uma forma mais demorada. Segundo meus pais e meu namorado, meu nível de bagunça que era 10 antes desse método caiu pra 5. Consegui me desfazer de coisa que eu guardava sem saber porque e hoje aproveito bem mais o espaço físico do meu quarto. Joguei cerca de cinco sacos de lixo fora (aqueles pretos grandes, sabem?). Estou realmente impressionada e incrédula! O mais interessante é que não tenho dado falta de nadinha do que me desfiz, inclusive das roupas. Fora que consegui reparar uma mudança significativa no meu humor ao conseguir encontrar tudo com maior facilidade e praticidade.

    E, gente, não queria dizer não mas isso vicia tá? Li o livro tem um mês mais ou menos, já quero ler novamente e fazer outra arrumação! Fora que, você arrumando seus objetos físicos te motiva a arrumar outras coisas como organizar vida financeira, profissional, etc. É maravilhoso!!!

    Se tem uma dica que se eu pudesse dar pra todo mundo porque a promessa de mudança de vida que o livro propõe realmente é verdadeira – me conta aqui nos comentários. Caso você já tenha lido, me conta se essa magia também foi contagiante pra você. Se não, se você ficou empolgado pra ler.

    22 comentários:

    1. Eu sou a louca da organização, aqui em casa até a minha bagunça é organizada, setorizada,rs. Antes da Marie Kondo, minha vó já dizia: "casa desarrumada vida bagunçada", e eu cresci ouvindo isso, depois que li Marie Kondo, comecei a me profissionalizar na arrumação,rs!! Beijoss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vivi, eu era assim, sabia? Hoje, se você entrar no meu quarto dificilmente terá alguma coisa fora do lugar ou alguma bagunça extrema daquelas que não dá nem pra andar no quarto.
        Que legal que o livro te abriu uma porta pra profissionalização! Que você tenha sucesso ein!
        Beijos ♥

        Excluir
    2. Amei kkk em questão de vida financeira e com o blog eu sou super organizada, mas se tratando daquele monte de roupas no guarda-roupa e aqueles monte de papel na gaveta não sou não heim rs, muito boa as dicas, esse livro parece ser realmente ótimo

      Momento com Thaisa

      ResponderExcluir
    3. Eu li esse livro, mas infelizmente ainda não consegui colocar em prática.
      Sou a mágica da desorganização.

      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cá, sei que parece impossível mas não é! Tenha força e siga as dicas, você vai ver como que é realmente mágico!
        Beijos ♥

        Excluir
    4. Nossa, que incrível! Acho essa ideia sensacional de compartilhar as dicas num livro. Confesso que tenho TOC de organização com muitos pontos da minha vida, mas preciso melhorar em outros e com certeza esse livro pode me ajudar muito. Adorei a dica, obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sthé, tenha certeza, esse é um livro muito bom! Que você consiga melhorar aí com seu toc tá?
        Beijos ♥

        Excluir
    5. Eu sou uma pessoa completamente desorganizada, sem falar que a ansiedade me priva de fazer algumas coisas por indisposição.
      Mas os japoneses são inteligentíssimos, e acho que valeria a pena comprar um livro desse pra ver se mantenho melhor o foco das coisas.

      Memórias de uma Guerreira

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Flá, eu super sofria com ansiedade também, viu? Ainda tenho meus picos de preguiça mas posso afirmar que a bagunça diminuiu consideravelmente. Os japoneses são mesmo incríveis!
        Beijos ♥

        Excluir
    6. Eu sou totalmente desorganizada! Acho que o livro seria muito útil para mim também, é tão bom fazer essas faxinas, a gente tira tanta coisa! Vou colocar o livro na minha listinha, já ouvi falar muito bem dele :)
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso mesmo, Aline! Essa faxina é libertadora, hahaha. Espero que assim que você o leia, consiga por tudo em prática e melhore :)
        Beijos ♥

        Excluir
    7. Eu sempre fui uma pessoa muito desorganizada e ouso dizer que agora, que já tô bem grandinha, eu estou mais bagunceira ainda, pois passo pouco tempo em casa, então é tudo jogado de qualquer jeito em um canto hhhaha

      Pelo visto este livro será muito útil pra mim!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Alê, a minha vida é basicamente essa. Eu trabalho e faço faculdade, chegava no final de semana estava tudo jogado pra tudo que é lado e agora é diferente. Claro, ainda tem aquela bagunça né mas não é tanto como era! Isso é tudo questão de treinar o cérebro. Espero que dê tudo certo pra você,
        Beijos ♥

        Excluir
    8. Eu li esse livro e me surpreendi, achava que essa leitura não seria o suficiente para mudar o meu jeito bagunceira de ser. Achei incrível como ela ensina a não se apegar as coisas e ficar só com aquilo que realmente precisamos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ana, eu pensei da mesma forma! Achei que seria só mais um daqueles livros de auto ajuda que de nada ajudam mesmo e me surpreendi - amém né? hahaha
        Beijos ♥

        Excluir
    9. Oie!
      Estou louca para ler esse livro :) Sou tão perdida que até os meus arquivos no computador são uma zona...kkk...vdd :(
      Eu assisto o Chega de Bagunça da GNT e, pelo que você descreveu, a apresentadora parece usar o método desse livro para organizar os ambientes.
      Beijos!
      Gatita&Cia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tati, compre logo ele! Ele ajuda muito em tudo. Como falei, depois que comecei a por em prática te dá um gás pra você arrumar todas as outras áreas da sua vida! É incrível! Espero que dê certo contigo também,
        Beijos ♥

        Excluir
    10. Nossa, como eu preciso disso hahaha mas só de ler o processo já meu deu preguiça D:
      Concordo que arrumar os objetos físicos te motiva a arrumar sua vida inteira (vai ver por isso a minha é uma bagunça).
      Beijos
      www.purpurinaacida.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hahahahaha! Isa, aposto que depois que você aprender o método, você vai querer por em prática na mesma hora e vendo que vai dar certo, cê vai se empenhar mais ainda. Duvida? Leia e depois me conte, hehe
        Beijos ♥

        Excluir
    11. Bah, quero muito ler o livro e conhecer melhor o metodo! Adorei o seu post, esclareceu muito! <3 eu sempre fui mais bagunceira, agora que moro sozinha que ando arrumando mais meu cantinho ahaha

      ResponderExcluir
    12. Menina, não conhecia esse livro e tipo preciso dele pra ontem sou muito desorganizada. rs

      Bjos

      ResponderExcluir
    13. Sou universitária, acumulo uma quantidade de papéis absurdos por semestre todo final de semestre eu faço essa limpa e a casa fica mais leve... Adorei as dicas desse livro.

      ResponderExcluir