Icons

  • março 18, 2016

    Das Coisas que Venho Aprendendo com o Estágio

    Todo mundo diz que estágio é aquela experiência que você tem um relacionamento intenso de amor e ódio. Amor porque é o primeiro contato que você tem de fato com a sua profissão. Ódio porque muita galera que deveria te ajudar gosta de sacanear e jogar tudo pra cima do estagiário. Bem, posso dizer que comigo a experiência tem sido um pouco diferente, mas não taaanto assim.
    via pexels
    Tem sido um pouco diferente no quesito de que o meu local de trabalho é muito mais um local de aprendizado pra vida, de troca mútua de experiências (entre eu e minha supervisora), do que propriamente um trabalho. Por Deus dei a sorte de cair numa empresa séria com profissionais igualmente sérios e que, pelo menos com a comunicação, nos tratam como funcionários mesmo, sem preconceito, sem aquele ar pesado de "estagiários".

    É claro que tem lá seus perrengues, tem os dias que tudo que eu mais quero é ficar em casa  sim, porque é muito cansativa a rotina, até desabafei aqui, mas acredito que no final, tudo valerá a experiência e principalmente o aprendizado. E, sem mais delongas, das coisas que venho aprendendo com o estágio, aí vão:

    1. Seja responsável por aquilo que você faz
    Claro, em todo o trabalho você tem que ter alguma responsabilidade. Mas, o ponto que eu quero chegar é naquele de que você, como profissional que está ali pra ser, tem que ser responsável por tudo que você produz, reproduz, transmite. E assumir quando não sabia de tal coisa, assumir o erro, assumir que é falho. Isso, é muito muito importante. No final, você acaba aprendendo com a atitude, erro e acerto dos outros.

    2. Não espere do outro o que é atribuição dele
    Ok, você sabe o que é sua responsabilidade e faz. Por acaso, de alguma maneira você depende de uma segunda pessoa pra dar continuidade a algo (ou alguma situação que você dependa da função/atividade de alguém), você deve saber que: ele não vai fazer o que você quer. Isso é um fato. Mas pode variar de acordo com cada um. Uns podem aceitar que você peça ou cobre, outros não. Mas de todo o jeito, não espere e faça por você (mesmo que não seja sua responsabilidade).

    3. Aprenda a se relacionar com outras pessoas 
    Você tem que entender que não está ali, necessariamente, para fazer amigos e sim para trabalhar. Conseguindo conciliar amizade e trabalho, ok, foi lucro mas a princípio, é seu local de trabalbo. Nunca esqueça isso!

    4.  Não leve pro pessoal
    Como em todo e qualquer lugar, sempre tem aquele certo alguém que está ali pra colocar pedra no caminho de alguém. Um conselho, por pura experiência: não leve pro pessoal a afronta desse ser. É só uma forma de se evidenciar com a falha alheia. Não caia nessa! A melhor opção é você ficar de boa e não querer se vingar, pois isso pode virar um ciclo e ter um problema maior.

    5. Procure sempre se manter disponível e se mostre interessado 
    Por mais que você seja um estagiário, tenha carga horária diferente, você também contribui para o funcionamento da organização. Então, procure sempre se mostrar interessado, seja proativo que isso só vai te trazer boas energias e resultados, sério. Até porque ninguém merece alguém que trabalha sem vontade ou que tá ali só de corpo né? – se é que me entendem.

    E, por fim:
    6. Aproveite a oportunidade para aprender
    Estágio, além de ser uma coisa muito boa porque você está usando seu tempo de uma forma produtiva, tem um leque gigantesco de benefícios. Tudo é aprendizado, desde a forma de produzir um material que seu supervisor lhe orienta até o alinhamento que a gerência tem que fazer com você sobre determinado tema. E outro ponto é que você não aprende só para sua vida profissional, você aprende pra vida. Os profissionais que estão ali, também são pessoas, também tem vida e, certamente, tem uma bagagem de experiências de vida tanto profissional como pessoal, e provavelmente eles ficam felizes em poder te aconselhar e corrigir. Sem esquecer do ponto 3, mas você tem que aproveitar a experiência e o pouco tempo que tem todos os dias para guardar bons conselhos, conceitos e criar uma bagagem bem positiva para a vida e profissão.

    Comenta o que você achou, me diz se tem alguma experiência relacionado ao meio profissional que eu vou ficar mega feliz!

    Queria saber se vocês gostam de posts desse tipo mais pessoal, de aprendizado, vivência e etc, pois sempre tenho ideias mas fico um pouco será que sim ou será que não? hahaha. 

    5 comentários:

    1. Eu ameei esse post! Gosto bastante de posts nesse estilo pessoal <3 Preciso fazer o estágio do meu curso técnico de química, mas ainda não consegui um :((( Tô preocupada já, mas tá difícil aparecer vaga... não vejo a hora de estar na facul e poder estagiar na área de Comunicação, heheh =) Achei todos os teus aprendizados/dicas ótimos, acho que são coisas que levamos pra vida. Ser estagiário não significa que somos inferiores aos outros, mas sim que estamos em um processo de aprendizado :)

      Beijos.

      www.letrasnagaveta.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mari, cê vai amar Comunicação! Só um conselho: não faz assessoria, hahaha. É meio chatinho, e acredito que você goste mais de ação, né? Ainda mais que cê vai fazer PP!
        Olha, são aprendizados pra vida, tá? Hahaha
        Beijos gatona

        Excluir
    2. Ola, primeiramente obrigada pela visita em meu blog, o seu também e maravilhoso, todo clean ♥
      e poxa que legal, você faz a faculdade dos meus sonhos hehe Jornalismo ♥
      e sobre o post .. muita coisa que você esta passando, eu passei na experiencia do primeiro emprego, principalmente o fato de ter que lidar com as pessoas.

      beijinhos <3 www.lamoonier.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Eu confesso que morro de medo do estágio, eu tenho dificuldade em interagir com as pessoas sabe, e é quase que vergonhoso isso porque faço jornalismo mas tenho fé em Deus que uma hora eu supero isso. Qual curso você faz?
      Agenda Aleatória

      ResponderExcluir