acompanhe nas redes

  • junho 10, 2015

    O que há de pior no mundo virtual?*

    imagem: goo.gl
    Computador, smartphone, tablet... Hoje em dia todo mundo está conectado não é? Chega a ser 'estranho' alguém que não esteja ligadinho nesse mundo virtual. Mas cá pra nós, você já parou pra pensar nas coisas ruins que um simples comentário, post, foto, etc, que você põe na rede pode te gerar? Pois é, o criador da listinha de 52 semanas pensou nisso. E dando continuidade a ela, vou dizer pra vocês o que eu acho de pior, que no fundo é o que eu tenho mais medo de acontecer também.

    1. Cyber Bullying 
    Xingamentos, humilhação, agressão... Tudo que você sofre e que agrida o seu psicológico se encaixa no quesito de cyber bullying. Embora aqui no Brasil seja um crime (veja aqui), ainda tem gente que não sabe e sai por aí distribuindo preconceito e intolerância de graça. Isso não é legal. Não é legal pra você que aplica e muito menos pra quem sofre. Então, vamos arrumar um tanque de roupas pra lavar e parar de agredir o outro ok?

    2. Plágio
    Pra quem produz muito conteúdo e trabalha pra internet ou com internet, de forma que todo ou quase todo o seu material é postado na rede, é muito ruim quando a gente vê alguma coisa num site que não é nosso e sem nosso crédito, não é? Nunca aconteceu comigo, mas eu já vi acontecer com amigos que trabalham dessa forma e até pessoas famosas na rede que nós que acompanhamos conseguimos identificar que não é da pessoa que ta dizendo ser... (ai, me enrolei né? rs) Enfim, se você pratica o plágio, não o faça mais. Se você gostou do conteúdo de tal pessoa e quer utilizar em outro local, se o autor permitir você até pode utilizar, desde que dado o devido crédito a ele.

    3. Exposição
    Essa da exposição é uma das coisas que eu mais tenho medo em relação a internet. Porque de certa forma só vai acontecer se eu me expor de alguma forma. Seja lá com um post no facebook, um tuite, uma foto, enfim... Temos muitos photoshops aí e pra uma alma malvada pegar uma foto, uma frase mal interpretada e transformar em algo totalmente contrário é mo-le-zi-nha.. Por isso é muito bom que tomemos muito cuidado com tudo que é jogado na rede, porque uma vez na internet é muito difícil de conseguir retirar completamente tudo daqui.

    4. "Donos da Verdade"
    Outra coisa que me incomoda muito é essa distribuição gratuita do ponto de vista mas com o enfoque em criticar alguém ou o ponto de vista de alguém. Vejam bem, não estou dizendo que é ruim você ter seu ponto de vista e querer mostrá-lo ao mundo, ok, no problems, mas tem gente que além de expor seu ponto de vista e não aceitar que outra pessoa tenha alguma opinião contrária, quer mostrar que vai criticar fulaninho e isso vira um debate, uma briga e acabam-se amizades... Já entenderam né?

    Assim como qualquer ferramenta, o mundo virtual tem o lado bom e o lado ruim. Por isso, temos que, antes de qualquer coisa, avaliar o que vai ser jogado na rede; Essa avaliação tem que ser em relação ao que isso pode te trazer de bom/ruim e de que forma pode afetar alguém. É basicamente aquele princípio de não faça com o outro o que você não gostaria que fizessem com você. Pensa nisso tá?

    0 comentários:

    Deixe um comentário